Início » » EEBA ESCOLA ESTADUAL BENTO DE ABREU - Araraquara

EEBA ESCOLA ESTADUAL BENTO DE ABREU - Araraquara






Histórico

A Escola, que teve início em 1914, passou por várias transformações e por todas as reformas educacionais do Estado de São Paulo. 
No início, foi um Colégio particular e seu primeiro endereço foi no prédio onde hoje funciona a Casa da Cultura. Chamava-se Araraquara College e foi fundado por L. J. Lane e Rufus Lane, ligados ao Mackenzie College de São Paulo. Nessa época havia 127 alunos primários e 65 secundários. 
Em 1920 passou a ter o nome de Escola Mackenzie de Araraquara. 
Já em 1926, o colégio foi municipalizado e passou a ser Ginásio Municipal Mackenzie de Araraquara, atendendo 300 alunos entre os cursos normal e ginasial. 
Em 1932, o Estado assume o ginásio e ele é transformado em Ginásio Estadual de Araraquara por influência do político Bento de Abreu Sampaio Vidal. 
No ano de 1943, a instituição passou a ter o nome de Colégio Estadual de Araraquara. 
Em 1950 foi instalado o curso Normal e o curso Primário tornando-se Colégio Estadual e Escola Normal de Araraquara. 
Já em 1956 foi incorporado à Escola o curso de Aperfeiçoamento e a Escola se tornou Instituto de Educação Bento de Abreu (IEBA), sigla pela qual é conhecida até hoje. 
Em 1957, passou a oferecer o curso Ginasial noturno e no ano seguinte foi transferida para a Rua Padre Duarte, endereço atual. 
Em 1967, a instituição passou a denominar-se Instituto de Educação Estadual Bento de Abreu. 
No ano de 1976, devido à redistribuição da rede física no estado de São Paulo transformou-se em Escola Estadual de 2º Grau “Bento de Abreu”. 
Já em 1979 foi restabelecido o ensino de 1º Grau, mudando mais uma vez sua denominação para Escola Estadual de 1º e 2º Graus Bento de Abreu, permanecendo com esse nome até o ano de 1996, quando houve nova redistribuição da rede escolar, passando a se chamar Escola Estadual Bento de Abreu (EEBA), atendendo somente alunos do ensino médio.
Hoje o EEBA atende 1.600 alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e ensino médio. Possui ainda uma classe de educação especial para alunos com deficiência visual que atende todas as escolas estaduais da cidade.
Compartilhe: :
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Divulgue o site


 
Traduzido Por : Template Para Blogspot
Copyright © 2013. Minha Araraquara